O que é rastreamento de container, como funciona, e dicas úteis

homem olhando o tablet em um portuario

Para muito mais organização de prazos na sua empresa, que depende da entrega de outras grandes empresas vindas de fora do país, um sistema de rastreamento de container é um serviço de grande utilidade!

Por meio dele, é possível acompanhar, em tempo real, onde está a carga desejada, armazenada dentro desse imenso equipamento, que faz transportes internacionais.

No entanto, não é somente assinar um sistema de rastreamento e garantir o tracking da sua mercadoria: é importante entender como esse processo funciona, e acertar na escolha do rastreamento.

Pensando em ajudar o seu negócio com essa demanda, a equipe da Narwal Sistemas preparou um guia completo sobre o tema, e ajuda você a entender tudo sobre o processo de rastrear um container!

Acompanhe abaixo para tirar todas as suas dúvidas — e ainda receber algumas dicas bem úteis para a sua empresa de comex.

Boa leitura!

O que é rastreamento de contêiner ou container tracking?

Vamos começar com conceitos básicos acerca desse tema?

O rastreamento de container, também conhecido como container tracking, é a possibilidade de acompanhar, em tempo real e com atualizações constantes, a localização da sua carga, em qualquer lugar do mundo.

Essa funcionalidade é super importante para ajudar as empresas a ter maior controle de prazos quanto ao recebimento de mercadorias, impactando, diretamente, a entrega do produto ao consumidor final.

Como funciona o rastreamento de contêineres?

Sabe o rastreamento que fazemos pelos Correios ou outras empresas especializadas em transportes e entregas?

O rastreamento de containers funciona com a mesma proposta!

Aqui, a empresa tem direito a um código, relacionado a sua remessa e ao contêiner onde ela está armazenada e, por meio dessa combinação de letras e números, consegue, em um sistema online, acompanhar em tempo real a movimentação da sua mercadoria.

Ainda, o rastreamento de carga pode ser feito com base nos tipos de containers compatíveis, que são:

  • verificação via internet;
  • rastreamento via comunicação;
  • rastreamento via localização em tempo real.

Leia também: Carta de Correção: o que é, e quando pode ser emitida?

Quais os benefícios do rastreamento de container

homem olhando o tablet em um portuario

Como já começamos o artigo explicando, a prática de rastrear container faz total diferença na rotina operacional de uma empresa de comércio exterior.

O primeiro deles, e talvez o mais importante, é ter a possibilidade de contar com muito mais previsibilidade quanto à entrega da carga, mensurando com maior precisão o repasse para os clientes (lead time).

Além disso, esse rastreamento garante à empresa um maior controle da sua cadeia de suprimentos, contribuindo imensamente para uma melhor performance de logística internacional.

Também, um sistema de rastreamento de contêiner ajuda no acompanhamento daquela carga sensível, que pode ser prejudicada pelas longas horas de viagem: um sistema de rastrear traz mais segurança para que a carga não seja perdida ou extraviada.

Em suma, é importante destacar que o rastreamento de container traz benefícios em diversos âmbitos e setores do seu negócio: é muito mais redução de custos, otimização de operações, e satisfação do seu cliente.

Leia também: O que é Duimp, impactos, cronograma 2023 e novo processo de importação

Dicas úteis de como rastrear container

Com um sistema de tracking de contêiner, a sua empresa conta com todos os benefícios que citamos acima; no entanto, é fundamental saber como operar esse sistema, aproveitando o melhor de todas as suas funcionalidades.

Sempre registre as alterações que possam surgir durante o acompanhamento da sua carga: com esse hábito, você conseguirá documentar qualquer imprevisto que possa acontecer durante o processo de entrega.

Ainda, é importante sempre estar notificando os envolvidos quanto ao status da entrega: se o seu cliente está aguardando, assim, como você, é importante mantê-lo atualizado.

Tenha sempre em mãos os dados da empresa que envia, e da pessoa responsável por receber a mercadoria, verificando as informações previstas para, assim, evitar problemas futuros.

Você sabia que pode rastrear contêiner sem precisar de GPS?

Ao contrário do que muita gente pensa, não necessariamente é necessária a tecnologia de GPS para rastrear um container, ou qualquer outra carga!

A verdade é que a funcionalidade do Global Positioning System, ou Sistema de Posicionamento Global, nem sempre está conectada a meios de transporte de entrega.

O rastreamento de container com GPS apenas torna a busca mais assertiva, com dados mais precisos, mas não necessariamente é um pré-requisito para acompanhar a carga.

Rastreamento em tempo real, se necessidade de dispositivo físico

É possível contar com um rastreamento ainda mais preciso, em tempo real, por meio da tecnologia de acompanhamento via satélite — que Narwal Sistemas traz para a sua empresa!

Com esse tipo de rastreamento, você acompanha todos os processos da sua expedição e é informado com detalhes sobre todos os trâmites do seu tracking, tudo sem esforço e com muita facilidade, como acreditamos que tem que ser.

O que é um armador?

Foto: Unsplash

Esse é um tópico super importante quando o assunto é rastreamento de container: saber o que é um armador.

Um armador é uma empresa, que pode ser sócia, ou proprietária, do navio de carga, ou até mesmo do sistema de frota de navios responsável pela sua entrega.

É essa empresa a que executa todos os procedimentos necessários para que aconteça, com sucesso, a operação de transporte de cargas entre os portos, garantindo que as mercadorias cheguem como planejado.

Narwal Sistemas é uma das principais opções de armador do mercado de comex do Brasil, e com seu exclusivo sistema de Ships Tracking, garante localização em tempo real das cargas da sua empresa sem a necessidade de nenhum dispositivo físico — tudo via satélite!

Ainda, você pode acompanhar todas as etapas da entrega e notificar a todos os envolvidos automaticamente: exportadores, importadores e despachantes aduaneiros.

É muito mais facilidade e otimização de tempo, para que o operacional da sua empresa funcione plenamente!

Saiba mais sobre as soluções da Narwal e obtenha um sistema confiável para gerenciamento completo de contêineres!

Conclusão

E então, agora tudo certo sobre como funciona o rastreamento de container?

Esse tópico é imprescindível para que as empresas de comex possam fazer entregas mais assertivas, mensurar melhor seus processos, e garantir satisfação de clientes e fornecedores.

Quer mais dicas e conteúdos interessantes? Acesse aqui o blog de Narwal Sistemas e fique sempre atualizado!

Share the Post:

Leia também