Simplificando a logística aduaneira: guia essencial para importadores e exportadores

mapa mundi com navios

A logística aduaneira é a chave para que as empresas consigam expandir seus negócios a nível internacional sem enfrentar maiores problemas com questões alfandegárias.

Isso porque esse setor é responsável por garantir que as mercadorias cheguem a destinos internacionais e passem por fronteiras nacionais com mais precisão e eficiência.

De fato, o processo de importação e exportação pode envolver várias complexidades, como tarifas, impostos, normas, e procedimentos que dependem das regulamentações locais. 

Neste sentido, a logística internacional se mostra ainda mais importante para assegurar o movimento fluido das mercadorias e processos internos das empresas. 

Então, quer entender mais sobre como se dá o processo logístico internacional? Continue a leitura com atenção!

O que é logística internacional e aduaneira?

A logística aduaneira diz respeito a todo o planejamento estratégico relacionado ao comércio exterior, o que inclui setores de transporte, produção, locomoção e armazenagem.

Basicamente, ela é responsável por toda a gestão das atividades que tem relação com a chegada de mercadorias nas fronteiras internacionais. Por essa razão, ela também é conhecida como logística internacional.

Com a estruturação de uma boa logística, as empresas conseguem garantir que os produtos se movam de maneira eficiente e alinhados às normas alfandegárias do país. 

Além disso, esse setor de logística é capaz de minimizar riscos e custos, o que contribui para a eficiência geral das operações do comércio internacional.

Já para as empresas, essa gestão proporciona avaliação dos processos internos, que é a base para encontrar novas soluções que podem ajudar a alcançar mais objetivos e resultados.

Entenda o processo de importação

portuario visto de cima

Para estruturar uma logística aduaneira eficiente, é fundamental conhecer o processo de importação de produtos. As etapas principais são:

  • ter conhecimento das normas fiscais de importação de mercadorias desejadas;
  • regularizar o cadastro no Registro e Rastreamento de Atuação dos Investidores Aduaneiros (RADAR);
  • adaptar os processos segundo o que determina o Portal Único de Comércio Exterior;
  • registrar as operações por meio da Declaração Única de Importação, conhecida como DUIMP;
  • optar por fornecedores confiáveis e íntegros;
  • checar a incidência de taxas de câmbio;
  • emitir adequadamente as notas fiscais;
  • realizar análises contínuas de logística das atividades internas.

Entender esse processo de importação é essencial para traçar uma estratégia logística e assegurar o bom funcionamento da empresa.

Entenda o processo de exportação

Assim como o processo de importação, é necessário compreender como funciona o de exportação. Ele também é dividido em etapas, que são:

  • realizar um planejamento dos custos de produção, transporte, demandas, regulamentações, concorrência e potencial de mercado no país destino;
  • garantir o registro adequado da empresa para que ela esteja habilitada para exportar;
  • separar a documentação aduaneira, que envolve documentos alfandegários, comprovantes comerciais e outros;
  • classificar as mercadorias corretamente;
  • avaliar se o preço de exportação da mercadoria é competitivo;
  • organizar a logística de transporte e a contratação de um seguro carga;
  • realizar o despacho aduaneiro.
Logística aduaneira: entenda o que é e conheça os desafios

Leia também: Demurrage: o que é, como funciona e como evitá-lo

Tarifas aduaneiras e regulamentações

As tarifas aduaneiras são impostos aplicados à importação e exportação de produtos, que fazem parte do conjunto de Impostos de Importação (II) para liberação da mercadoria no país. 

Elas estão contempladas no Decreto 6.759, de 5 de fevereiro de 2009, que regulamenta a gestão das atividades aduaneiras, o que envolve a tributação, controle e fiscalização das operações.

Além disso, a Lei Nº 313, de 30 de julho de 1948, estabeleceu o Acordo Geral sobre Tarifas Aduaneiras e Comércio, bem como o reajuste dessas tarifas e outras providências. 

O objetivo desse tratado é promover o comércio internacional e dispor sobre as tarifas e demais barreiras comerciais.

A importância da tecnologia na logística aduaneira

A tecnologia desempenha um papel muito importante na logística internacional por proporcionar diversas vantagens, como:

  • automatização de processos burocráticos, complexos e repetitivos, o que ajuda a reduzir falhas e a economizar recursos;
  • rastreamento das mercadorias em tempo real;
  • conformidade com as regulamentações alfandegárias locais e do país destino;
  • gestão de documentos eletrônicos, como nota fiscal de exportação, faturas, registros e outros;
  • coleta e análise de dados que focam na melhoria contínua dos processos;
  • integração dos sistemas para facilitar os procedimentos logísticos;
  • aumento de segurança em todos os processos.

No geral, a tecnologia contribui para a eficiência logística por meio de recursos modernos que tornam os processos mais ágeis, seguros e alinhados com as regulamentações.

Desafios comuns na logística aduaneira

Logística aduaneira: entenda o que é e conheça os desafios

A logística aduaneira é um setor que pode ser complexo e com vários desafios do dia a dia.

Um dos mais comuns é lidar com as regulamentações alfandegárias que precisam ser cumpridas e podem alterar conforme as legislações locais.

Além disso, as empresas podem encontrar dificuldades em reunir as documentações precisas para ter o desembaraço aduaneiro concluído, por exemplo. No caso, a falta da documentação pode resultar em atrasos e custos adicionais para o negócio.

Outro obstáculo encontrado é em relação à falta de planejamento para lidar com tarifas e impostos, que podem resultar em gastos significativos para as empresas.

Mas todos esses desafios podem ficar simples com as soluções da Narwal Sistemas!

Nossa abordagem inteligente, por meio de um software de gestão internacional, transforma relatórios em informações acionáveis, automatiza tarefas, rastreia mercadorias em tempo real, reduz riscos e corta despesas.

Com as soluções da Narwal Sistemas, você pode integrar seu sistema ERP, obtendo uma gestão completa do comércio exterior de forma fluida, fácil e altamente eficaz.

Descubra as soluções da Narwal Sistemas e impulsione sua gestão de comércio exterior!

Conclusão

Como você viu ao longo deste conteúdo, a logística aduaneira é essencial para aumentar a eficiência dos processos de importação e exportação.

Se ela for integrada a recursos tecnológicos, as chances de resultados aumentam ainda mais, porque eles focam na automatização de atividades, aumento de segurança, redução de custos, minimização de riscos, rastreamento de produtos e muito mais.

Sem dúvidas, investir no setor de logística internacional pode ser um diferencial para as empresas se destacarem no mercado e ampliarem a atuação no mercado de comex.

Inclusive, se quiser aprender mais sobre essa área do mercado e procedimentos de importação e exportação, confira o blog da Narwal Sistemas!

Share the Post:

Leia também