Como calcular market share e aumentar a participação no mercado

É muito importante saber como calcular o market share. Isso porque essa métrica é especial, pois possibilita a análise externa, que muitas vezes é esquecida.

No comércio exterior, analisar o mercado para desenvolver estratégias entre os concorrentes é imprescindível. Afinal, trata-se de um mercado bastante competitivo. Mas antes de iniciarmos o texto, vamos te situar sobre a definição de market share.

Basicamente, market share é a porção de mercado que uma empresa representa. Por entendermos a importância de aprimorar essa métrica, neste artigo, vamos te ensinar como calcular.

Boa leitura!

O que é market share e qual a sua função?

Market share é uma métrica baseada na porcentagem de vendas de uma empresa em relação a outras empresas do mesmo setor.

É importante ressaltar que é preciso delimitar uma amostra para a análise, sendo ela de um período de tempo determinado ou uma região.

O market share é uma ferramenta importante para análise em relação ao mercado, pois é possível perceber a participação da empresa em diferentes aspectos, como financeiro ou satisfação dos clientes.

O termo market share traduzido para o português significa quota de mercado.

Agora que entendemos a definição do termo, é necessário entender como ele funciona.

Na prática, a função dessa métrica é servir como um indicador capaz de permitir a avaliação por gestores da receita de um negócio em relação aos concorrentes do mesmo setor de atuação.

Ou seja, se esse número se demonstrar baixo, quer dizer que a sua empresa não tem se destacado entre a concorrência. 

Cabe também uma melhor sensibilidade na hora de realizar o cálculo. É preciso considerar uma região que faça sentido para o negócio.

Com os dados levantados pelo cálculo do market share será possível identificar alguns pontos fracos da empresa, para que um plano de ação seja estabelecido, priorizando resolver o problema encontrado.

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Como calcular market share de diferentes formas (Exemplos)

Profissional de terno e gravata mostrando uma fatia de um gráfico digital, simbolizado o que é market share

Entenda como calcular a participação de mercado de diferentes maneiras, inclusive em transações de comércio exterior:

Como calcular o market share da sua empresa?

O principal cálculo da quota de mercado busca entender qual é a porcentagem de venda que uma empresa possui em relação a outras do mesmo setor.

Antes do cálculo, como já ressaltamos, é importante escolher uma determinada região e considerar um período de tempo.

Com tudo isso decidido e todos os dados levantados, aplique a seguinte fórmula:

Market share = total de vendas (em valores ou unidades) / total de vendas do setor (em valores ou unidades) x 100

Sendo assim, vamos considerar a comercialização de um pequeno empreendedor que comercializa produtos eletrônicos importados.

As vendas em 2 meses totalizaram R$ 15.000. Outros comerciantes do mesmo tipo, em sua cidade e no mesmo período venderam o total de R$ 90.000.

Os valores na fórmula se aplicam da seguinte maneira:

15.000 / 90.000 x 100 =

Total: 16,66%

Desse modo, o comerciante do exemplo possui 16,66% de market share, ou seja, a sua fatia de mercado é de 16,66%.

Calcular market share de clientes

O market share também pode ser aplicado em comparação à sua clientela em relação aos concorrentes.

A fórmula mantém a mesma base. Vamos para mais um exemplo:

Você trabalha com despacho aduaneiro e atendeu 25 clientes em 2 meses. Os seus concorrentes, de uma região específica, atenderam ao todo 130 clientes no mesmo período.

Dessa forma, o cálculo é:

25 / 130 x 100 = 19,23 clientes

Isso significa que, de todo mercado, você detém, em média, 19,23 clientes. 

A partir desse número é possível entender se a empresa está com um número baixo de clientes ou não.

Calcular market share de unidade

Calcular market share de unidade é bastante simples. Para isso, é necessário considerar, ao invés da receita, a unidade das vendas concretizadas.

Vamos supor que uma empresa exportadora decide realizar o seu market share em unidades de exportações.

Sendo assim, em 6 meses, 560 unidades de mercadorias foram enviadas para outro país. Os concorrentes, ao todo, exportaram 5.700 unidades.

O cálculo então será:

560 / 5.700 x 100 = 9,82%

E como calcular o market share relativo?

O market share relativo busca entender como a sua empresa se encontra em relação ao principal concorrente.

Nesse caso, é necessário descobrir qual a quota de mercado da outra empresa. Com esse dado, basta aplicar a sua porcentagem e a do concorrente na fórmula.

Vamos supor que o seu negócio apresenta um market share de 35% e o seu concorrente apresenta o índice de 48%, o cálculo seria o seguinte:

35 / 48 x 100 = 72,91%

Esse dado revela que, para alcançar a parcela de mercado de seu concorrente, faltam 27,08%.

Calculando o market share na Importação e Exportação

Para calcular o market share na importação e exportação, é possível utilizar como dados o valor ou quantidade de determinado NCM. 

Desse modo, você pode realizar o cálculo por meio de duas fórmulas que são:

Quantidade de NCM importada ou exportada / quantidade de ncm importada ou exportada pelos concorrentes x 100

Como também é possível utilizar:

Valor de NCM importada ou exportada pela empresa / Valor de NCM importada ou exportada pelos concorrentes x 100

Como aumentar o market share?

Tablet com gráficos diversos, simbolizando como calcular market share

O principal objetivo em realizar o cálculo é justamente identificar se o número é bom, e, caso contrário, investir em estratégias que possam aumentá-lo.

É importante destacar que mesmo se os valores atuais forem bons, ainda é preciso executar um bom trabalho, com estratégias eficazes e inteligentes.

De todo modo, abaixo separamos algumas dicas especiais para aumentar a quota de mercado da sua empresa. Veja:

  • reduzir preços e/ou fazer promoções;
  • investir em marketing e propaganda;
  • aumentar a presença e autoridade da marca;
  • atrair novos públicos e conquistar novos clientes;
  • expandir a capacidade produtiva e/ou adquirir outras empresas;
  • aprimorar o atendimento ao público e também o pós-vendas;
  • prestar atenção aos desejos dos consumidores;
  • preparar logística e colaboradores para o aumento de vendas;
  • investir em tecnologia.

O primeiro passo para realizar o cálculo de market share é possuir dados confiáveis, armazenados corretamente. 

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Conclusão  

Para você que buscou entender como calcular market share, este artigo pode ter sido bastante útil.

Vale destacar que os demais índices empresariais são de extrema importância para o crescimento de um negócio.

Isso porque, ao mensurar e analisar dados, é possível identificar pontos fortes e fracos de uma organização.

Assim, os gestores e líderes podem tomar decisões mais assertivas, e desenvolver planos de ação melhores direcionados.

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