Logística 4.0: o que é, como funciona, vantagens e desafios

A logística 4.0 é uma nova fase da logística. Ela tem como base a utilização de novos recursos, sobretudo tecnológicos.

Essa evolução logística está sendo construída juntamente às novas tecnologias, como internet das coisas, Big Data e cloud computing.

Por meio de uma logística moderna, a empresa será capaz de alcançar melhores resultados, lucro, eficiência e velocidade.

A indústria 4.0 é um dos principais guias para a logística 4.0. Automatização, robotização, inteligência digital, são pontos em comum dos dois mercados.

Neste artigo, te explicaremos tudo sobre o assunto, em tópicos que contemplam a sua definição, desafios, benefícios e as principais tecnologias utilizadas.

Boa leitura!

O que é a logística 4.0?

A logística 4.0 é a etapa mais tecnológica e moderna da logística em geral. Nesse momento, ganha a numeração 4.0, pois acompanha os avanços da indústria de mesmo número.

Basicamente, predomina-se o uso de tecnologias diversas, a fim de otimizar os processos logísticos.

Na logística 4.0 se busca utilizar equipamentos de última geração que possam melhorar a produtividade. Ou seja, contêineres, veículos e sistemas de transporte com sistemas inteligentes.

Pode parecer um conceito abstrato, pois ainda existem muitas divergências sobre o entendimento do que é logística.

Para uns, a logística é apenas a organização de estoque. Para outros, ela pode ser o planejamento de algo grande, de alta complexidade. 

Afinal, as novas estratégias logísticas contemplam a ação de mover bens, materiais, ativos, dados e muito mais. 

Qual é o objetivo da logística 4.0?

O objetivo da logística 4.0 é tornar todos os processos modernos e eficientes, por meio de tecnologias. 

No final das contas, as implementações tecnológicas visam melhorar a entrega de matérias-primas e produtos acabados aos clientes.

Além disso, essa evolução da logística tradicional pode ser vista como um passo a mais para a automação empresarial, que deve ser cada vez mais buscada, pois aumenta a produtividade e reduz custos, quando bem aplicada.

De qualquer forma, entende-se que não é possível conquistar os objetivos logísticos sem que toda a cultura organizacional seja transformada.

Além disso, é necessário também reforçar a necessidade de que todos os funcionários sejam bem qualificados.

Como funcionam os processos de logística 4.0?

Os processos logísticos funcionam em total conjunto com a tecnologia. 

Em resumo, a logística 4.0 busca funcionar em rede, tanto em produção, quanto em comercialização.

Sobretudo, a ideia da logística moderna é descentralizar as operações. Desse modo, os processos são melhores divididos.

O homem não será substituído ao contrário do que muitos pensam. Na verdade, essa nova fase da logística busca o trabalho em conjunto entre colaborador e tecnologia.

No processo de otimizar o trabalho, são utilizadas tecnologias como dispositivos inteligentes, robôs e até mesmo inteligência artificial.

Ainda, se utilizam softwares de alta qualidade, capazes de facilitar todos os processos e ainda aumentar a previsibilidade e, por consequência, diminuir gastos.

É claro que para a logística 4.0 funcionar, são necessárias novas medidas de planejamento, estratégia e organização.

Principais tecnologias da logística 4.0

Agora que é possível entender melhor sobre o conceito e os objetivos da logística 4.0, confira quais são as principais soluções para implementação:

Internet das Coisas

A internet das coisas trata-se da ampliação de dispositivos com internet. Com diversos aparelhos com rede, é possível realizar a integração deles.

Trata-se de um meio para que a maioria dos processos funcionem bem. 

A Internet das Coisas já existe em níveis mais básicos, como em comando de voz, iluminação e outros, e em níveis industriais.

Investir nessa tecnologia pode destacar qualquer companhia que trabalhe com logística.

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial (IA) é a tecnologia em que a máquina pensa por si própria. Isso quer dizer que, a partir de programações, a máquina pode pensar sozinha.

A IA é fundamental para a previsão de problemas e até mesmo a resolução prévia de muitos deles.

Cloud Computing

A Cloud Computing consiste na virtualização dos serviços. A partir da tecnologia, é possível armazenar dados de maneira ampla e de qualquer lugar do mundo.

Por esse motivo, a Cloud Computing é uma solução digital bastante buscada pela nova era dos mercados, como a indústria 4.0.

Big Data

O Big Data é uma forma de coletar dados a fim de utilizá-los para melhorar o trabalho. Na logística, é uma ferramenta bastante útil, pois é um setor que lida com um grande número de informações e dados fundamentais para o funcionamento da cadeia produtiva.

Digital twin

Digital twin é uma tecnologia que consiste na criação de um protótipo digital gêmeo de alguma máquina, por exemplo.

Por isso, é uma das soluções importantes para maior previsibilidade de processos. 

Além disso, quando se pode testar com uma ferramenta bastante parecida com uma que existe, é possível saber exatamente o investimento a ser feito, reduzindo assim gastos extraordinários.

Machine learning

O machine learning é uma tecnologia em que as máquinas aprendem como produzir de maneira correta e eficiente.

Dessa maneira, aplicada no setor de logística, a machine learning é um recurso que aumenta a precisão de uso de recursos, como os estoques de segurança, por exemplo.

Como a logística 4.0 impacta os negócios?

A logística 4.0 utiliza uma série de ferramentas tecnológicas, como máquinas e softwares capazes de aumentar o controle dos processos.

Assim, para os negócios, a aplicação dessas soluções pode aproximar os clientes das empresas, visto que é possível que haja maior transparência acerca dos procedimentos realizados.

Por fim, os negócios tendem a funcionar muito melhor, logo que a tecnologia beneficia a produtividade e velocidade das etapas logísticas.

Quais são os benefícios da logística 4.0 para os negócios?

No artigo já foram citadas diversas vantagens que a evolução da logística oferece para os negócios de produção e de comercialização. Abaixo, separamos uma lista dos principais benefícios. Confira:

  • Diminuição de custos e perdas: com o uso das últimas tecnologias, é possível reduzir os gastos desnecessários, bem como as perdas de matéria-prima e produtos de saída;
  • Maior eficiência operacional: os processos se tornam mais eficientes. Isso porque as soluções digitais aumentam a assertividade ao oferecer dados e processos melhor contabilizados e planejados;
  • Satisfação dos clientes: um negócio bem executado impacta diretamente na relação do cliente com a empresa. Trata-se de uma troca óbvia: um serviço bem executado e entrega vai gerar satisfação e fidelização.

Quais os principais desafios da logística 4.0?

Os desafios não estão apenas na adoção de práticas tecnológicas, mas também em toda a mudança na cultura organizacional.

Isso porque nada adianta a empresa possuir as mais modernas soluções, ainda que a política interna não acompanhe essa revolução. 

É necessário abdicar de planejamentos que serão logo obsoletos para realmente se destacar no setor da logística. 

Como uma empresa pode se preparar?

Primeiro de tudo é preciso inserir as tecnologias dentro da realidade da empresa. Antes de investir nas melhores máquinas e softwares, é necessário entender como cada uma será útil para sua realidade.

Para isso, pense sobre os processos que poderiam funcionar de forma ágil, mas que não estão no momento.

Será um bom passo para começar as implementações. O segundo passo será de reavaliar a cultura da organização, para que todos estejam adequados às mudanças.

A partir dessas medidas, será possível não somente se preparar para a evolução logística, mas se tornar uma das empresas que já a praticam.

Que tal dar esse passo agora? As melhores tecnologias para sua operação logística você já sabe onde encontrar, fale com a gente!

Conclusão

As empresas do setor logístico colherão bons frutos quando começarem a aplicar a logística 4.0.

O trabalho não será apenas otimizado, de modo a beneficiar a saúde da sua empresa, mas te tornará destaque entre os concorrentes.

Esperamos que este artigo tenha sido útil para esclarecer as suas curiosidades a respeito do assunto.

Gostou do conteúdo? Também recomendamos a leitura: “10 Maneiras de Reduzir seus Custos e Aumentar seus Resultados com o Narwal”.

Share the Post:

Leia também