Início » Soluções Narwal » Importação Direta ou Indireta: Qual Devo Escolher?

Importação Direta ou Indireta: Qual Devo Escolher?

Cada vez mais, os consumidores buscam por produtos produzidos internacionalmente, seja pela qualidade elevada ou pelo valor agregado. Por conta desse desejo, o investimento na importação essas mercadorias vêm se tornando um dos fatores mais importantes para muitos empreendimentos. Muitas empresas que por décadas operavam apenas com mercadorias nacionais ou até mesmo somente com a sua própria produção interna, estão vendo na importação como uma oportunidade de expandir os seus horizontes econômicos. Entretanto, ao iniciar o processo de importação, vária dúvidas acabam surgindo, uma das decisões mais importantes que se toma nessa hora é: importação direta ou indireta?

importacao direta ou indireta

Importação direta Na importação direta, o importador se coloca como responsável por todas as etapas relacionadas a operação de importação. Toda a burocracia e complexidade presente na nacionalização de mercadorias pode ser um impedimento para quem ainda está aprendendo o funcionamento dos tramites legais dessa operação. A busca por auxilio de profissionais experientes na área pode ser a chave para o sucesso nesse modelo de importação. Porém não só de dificuldades vive o importador direto, a maior vantagem que se possui nessa operação é a redução considerável dos custos. Ao eliminar o número de intermediários remunerados no processo, a empresa consegue diminuir gastos e aumentar a sua margem de lucro em determinada mercadoria. Importação indireta Já na importação indireta, quem faz a aquisição dos bens no mercado internacional é uma empresa intermediária, podendo ser ela uma importadora trading company ou até subsidiária. Tal operação pode ser resumida como uma simples transação aonde o intermediário realiza a negociação com o fornecedor, opera a importação e nacionalização da mercadoria e comercializa a mesma para o seu negócio. Como a empresa intermediária tem experiência no gerenciamento do processo, isso pode acabar gerando uma vantagem ao fazer a negociação com o vendedor internacional. Tudo isso sem dores de cabeça para você ou para o seu empreendimento, porém, claro, tal operação possui um custo, que deve ser negociado previamente ao início do processo. Importação direta ou indireta, a Narwal Sistemas possui a ferramenta para controle de processos de comércio exterior mais completa do mercado! Entre em contato conosco e diga um adeus definitivo as planilhas!

Conheça A Narwal Sistemas

 Leia também: O que é certificação OEA, tipos, benefícios, e impactos para a empresa

Compartilhe esse post:

Leia também

Lei das subvenções: saiba o que é e como funciona na prática

A Lei das Subvenções, um marco regulatório importante no campo das finanças públicas e do…

Incoterms: o que são, para que servem e como funcionam

Os Incoterms, sigla para International Commercial Terms, são essenciais nas transações comerciais internacionais.  Eles estabelecem…

Tabela TIPI: saiba tudo sobre o documento!

Você conhece a tabela TIPI? Sabe como ela funciona? Se tem essas e outras dúvidas…

Assine nossa NewsLetter e fique por dentro dos principais assuntos do mundo do Comex, Tecnologia e Logística Internacional

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.