Automação de Processos Logísticos: Benefícios e Como Implementar

A automação de processos logísticos, por meio da tecnologia, é capaz de aumentar a qualidade e o controle de tarefas.

Além disso, automatizar faz com que os processos sejam mais eficientes, pois economiza tempo e aumenta a produtividade.

No cenário da logística, a automação pode ser administrada em todas as operações, por meio de sistemas de controle, máquinas, sistemas de atendimento e análise de dados.

Para entender mais sobre a automação de processos logísticos, acompanhe o nosso blog.

Boa leitura!

O que é automação de processos logísticos?

A automação de processos logísticos é uma ferramenta, onde são utilizadas soluções tecnológicas, a fim de estabelecer maior organização, produtividade e eficiência.

Na maioria das vezes, esse tipo de processo não necessita de intervenção humana, e ainda costuma ser muito mais rápido do que um trabalho manual.

A automação de tarefas acontece sobre processos logísticos, como armazém, transporte, centro de distribuição, máquinas e atendimento.

O principal benefício da automação logística, sobretudo no comércio exterior, é que ela é capaz de destacar uma empresa em detrimento aos seus concorrentes.

De fato, o comércio internacional é bastante competitivo, e, por isso, para se destacar, é necessário apostar em soluções cada vez mais modernas.

Para tornar essa ferramenta mais simples de entender, podemos citar o exemplo de softwares de planejamento dos recursos da empresa, que buscam automatizar, por exemplo, a emissão de notas fiscais.

Qual a importância da automação de processos logísticos?

Automação de Processos Logísticos: Importância

A automação de processos logísticos é importante em diversos sentidos.

O primeiro deles, no cenário do comércio exterior, é de destacar uma empresa, seja ela de qualquer setor.

A automação de processos faz com que a entrega para clientes seja realizada de forma rápida e eficiente, o que pode fidelizá-los.

Além disso, outro ponto importante a se considerar é que a automação possibilita que lideranças tomem decisões mais assertivas.

Isso porque, muitas ferramentas de automação, como os sistemas digitais, possibilitam a coleta e manipulação de dados corretos e confiáveis.

Desse modo, ao consultá-los, a gestão pode entender qual é a sua situação de estoque, por exemplo, e então realizar pedidos em quantidade correta.

Outro exemplo pode ser a logística de entregas. Com um software que organiza essas informações, é possível reduzir os gastos com transporte.

Assim, pode-se afirmar que a automação logística é capaz de otimizar o uso de recursos, reduzir falhas, e melhorar a qualidade dos serviços prestados.

Quais são os benefícios da automação logística?

Existem diversos benefícios em investir na automação de processos logísticos.

Confira os principais:

Diminuição de erros

Embora algumas máquinas possam apresentar erros, existem diversas ferramentas de automação que são seguras e capazes de minimizar erros.

É fato que alguns erros na logística podem causar transtornos como a insatisfação de clientes e até mesmo prejuízos financeiros.

Quando se reduz erros, também se reduz o foco em situações de recuperação. Assim, é possível ter mais tempo para pensar em inovações e na melhoria de processos.

Corte de custos

Os custos para se manter um negócio não é pequeno. Por isso, qualquer estratégia que reduz custos e mantém a qualidade do serviço é bem-vinda.

O interessante da automação logística é que, além de cortar custos, ainda é possível melhorar a produtividade e entrega.

Alguns sistemas organizam rotas de entrega e o controle de estoque, por exemplo.

Por outro lado, máquinas são capazes de reduzir a quantidade de profissionais em determinada tarefa.

Maior produtividade

Por tornar um trabalho que por muitas vezes era manual, e automático, a automação possibilita o aumento de produtividade.

As etapas manuais são reduzidas, e as realizadas por automação são mais rápidas e eficientes.

Clientes mais satisfeitos

A logística costuma lidar com entregas a clientes. Por isso, com um processo de automação bem estabelecido, é possível melhorar a experiência oferecida ao consumidor.

Isso faz com que cada vez mais ele compre o seu produto/serviço, e que também divulgue-o para parceiros.

Dessa forma, o benefício não está somente na satisfação de clientes, mas também na fidelização e na ampliação destes.

Dados organizados

A automação logística costuma funcionar de forma integrada. Em sistemas digitais, por exemplo, você pode conseguir utilizar diversos portais de Comex em um só lugar.

Isso facilita a visualização e organização de dados, tornando assim o trabalho mais fluido.

Vale ressaltar ainda a importância da coleta, produção e análise de dados, que possibilita empresas logísticas a tomarem decisões mais assertivas, econômicas e até lucrativas.

Facilita a resolução de problemas

Empresas que lidam com o comércio internacional dependem do mercado e de diversas normas nacionais e internacionais. 

Por isso, algumas complicações podem surgir. Com um trabalho manual, elas são percebidas de forma atrasada, o que pode tornar uma possível adequação mais conturbada.

Além disso, a automação conta com ferramentas que captam e organizam dados, que são fundamentais para o entendimento de possíveis falhas.

O que considerar na automação de processos logísticos?

Existem alguns pontos a se considerar para investir na automação de processos logísticos.

O principal deles é a viabilidade econômica. É claro que, se o seu negócio for de pequeno porte, existem investimentos mais cabíveis, como softwares.

Caso a sua empresa seja de médio a grande porte, o investimento em algumas máquinas inteligentes pode ser uma alternativa interessante.

Os ganhos com processos automatizados podem ser maiores do que os seus custos. No entanto, depende da tecnologia que vai ser investida.

Como funciona um processo de automação?

Automação de Processos Logísticos: Benefícios e Como Implementar

O processo de automação funciona por meio de ferramentas tecnológicas, que podem ser empregadas em armazéns, transportes, atendimento, e muitas outras áreas.

As principais tecnologias do mercado que possibilitam a automação são:

Tecnologia GTP

A tecnologia GTP (Goods-to-person) é uma solução de picking, onde uma máquina, a partir de pedidos, é enviada ao trabalhador.

Assim, ele não precisa ler o pedido, localizar a mercadoria e separá-la. Assim, é possível otimizar o tempo e aumentar a entrega.

Robôs

Os robôs móveis podem ser utilizados por grandes empresas, onde há grande volume de trabalho a ser feito.

Assim, eles podem ser utilizados para auxiliar o trabalho humano, ajudando no transporte de mercadorias, caixas e contêineres dentro do armazém.

Sistemas digitais (ERP, WMS e TMS)

Existem alguns sistemas que são capazes de facilitar o trabalho logístico. Dentre os mais utilizados nesse setor, destacam-se:

  • ERP (Enterprise Resource Planning): são softwares que tem como finalidade auxiliar na gestão empresarial. É possível organizar dados e integrar plataformas diversas;
  • WMS (Warehouse Management System): são sistemas capazes de melhorar a separação de pedidos. A partir de suas configurações, falhas e perdas são reduzidas;
  • TMS (Transportation Management System): são softwares que buscam facilitar a gestão de transporte, a partir da administração de custos, fretes, manutenção e outras atividades.

Drones

Os drones têm sido utilizados em estoques de grandes empresas, como Walmart e Amazon.

Eles possibilitam a supervisão de cargas, bem como o seu transporte rápido. Alguns dispositivos também são capazes de conferir todo o estoque em um tempo recorde.

A Narwal Sistemas é uma empresa que oferece soluções digitais para o comércio exterior.

Por meio de uma plataforma que integra os principais portais de Comex e os maiores ERP’s do Brasil, é possível impulsionar a atividade comercial do seu negócio.

O sistema da Narwal ainda disponibiliza outras funcionalidades bastante importantes para quem deseja facilitar as suas transações de comércio exterior, como:

  • emissão de notas fiscais em até dois cliques;
  • controle do ganho fiscal em relação ao ICMS;
  • localização de carga em tempo real;
  • visualização do valor de nota e do valor total importado;
  • eliminação total das planilhas, convertendo-as em uma interface clara e organizada.

Conheça o software de gestão de comércio exterior que realiza cotação de frete, simula custos e exibe a localização em tempo real dos navios! 

Conclusão

A automação de processos logísticos é uma ferramenta capaz de melhorar a gestão e produção de toda a cadeia de suprimentos.

Existem soluções de automação que são adequadas para todo tipo de negócio de comércio exterior, seja ele de pequeno, médio ou grande porte.

Se você gostou deste artigo, também recomendamos que leia: “O que é inteligência comercial e o que ela pode fazer pelo meu negócio?”.

banner narwall

Para mais conteúdos relevantes sobre Comex, confira o nosso blog!
Você ainda pode receber informações sobre o mercado internacional. Para isso, assine a nossa newsletter:

Quer saber mais sobre o Narwal?

Se inscreva e receba artigos e notícias em primeira mão.

Share the Post:

Leia também