Catálogo de Produtos e DUIMP: já está preparado para o Novo Processo de Importação?

Recentemente, a Secretaria de Comércio Exterior do MDIC e a Receita Federal anunciaram que as operações de importação, atualmente realizadas pelo sistema Siscomex LI/DI, serão processadas por meio da DUIMP no Portal Único de Comércio Exterior a partir de outubro deste ano. A informação foi inicialmente divulgada em março, durante o X Seminário Internacional OEA organizado pela RFB em parceria com o Instituto Procomex, e é agora endossada oficialmente pelo governo federal.

Agora, mais do que nunca, é hora de se preparar para as novas diretrizes de comércio exterior. Neste artigo, destacamos o que é a DUIMP, ponto-central do Novo Processo de Importação, abordamos as vantagens que ela promete trazer para as operações de Comércio Exterior, e apresentamos como a Narwal, uma empresa do Grupo Becomex, pode atuar e auxiliar as empresas nesta transição.

O que é a DUIMP?

navio no porto

A DUIMP nada mais é do que um documento eletrônico disponibilizado no Portal Único com todas as informações necessárias para a importação, como a descrição da mercadoria, o valor, a origem, as obrigações fiscais e tributárias, o destino etc.

Além de trazer transparência, rastreabilidade e segurança às operações aduaneiras, a DUIMP foi criada para modernizar, otimizar e simplificar os processos de importação, consolidando informações e agilizando procedimentos burocráticos. Para entender a DUIMP, é fundamental conhecer o Catálogo de Produtos.

Catálogo de Produtos

O Catálogo é um módulo do Portal Único anterior à DUIMP que permite aos importadores criar um cadastro dos produtos importados e utilizar esse cadastro ao registrar uma importação via DUIMP.

O intuito do Catálogo é aprimorar a qualidade da descrição do produto, com informações estruturadas a partir de atributos, imagens e tudo que facilite a fiscalização e a gestão dos riscos e promova maior agilidade e segurana na classificação fiscal.

Vantagens da DUIMP

computador com caixas e veículos

A DUIMP traz benefícios significativos para diferentes partes envolvidas no comércio exterior brasileiro.

Importadores:

  • Simplificação operacional: DUIMP simplifica ao reunir em um só documento eletrônico as informações, facilitando o preenchimento e acompanhamento do processo.
  • Agilidade: a eliminação de papéis e a otimização dos procedimentos contribuem para um processo de agilidade no despacho aduaneiro.
  • Transparência e rastreabilidade: A DUIMP possibilita operações mais transparentes e um rastreamento detalhado das mercadorias.
  • Conformidade regulatória: a DUIMP fomenta a conformidade com as regulamentações aduaneiras e é estruturada para atender aos requisitos legais de forma mais eficiente.

Exportadores:

  • Facilitação do processo de exportação: a DUIMP simplifica e deixa o processo de exportação mais eficiente. 
  • Integração de informações: exportadores podem se beneficiar da integração de informações entre diferentes sistemas e de uma cadeia logística mais integrada.

Em suma, a DUIMP se consolidou como uma ferramenta fundamental para a modernização dos procedimentos de importação no Brasil, refletindo o compromisso do país em facilitar o comércio internacional, estimular a competitividade das empresas e aprimorar a eficiência logística das operações aduaneiras.

Como o Grupo Becomex pode atuar neste cenário?

O Grupo Becomex (Becomex e Narwal) garante que a sua empresa esteja preparada para o Novo Processo de Importação dentro dos prazos estabelecidos pela Receita Federal Brasileira.

A Diana é uma inteligência artificial desenvolvida pelo Grupo Becomex e integrada ao sistema Narwal que automatiza o preenchimento dos atributos para o Catálogo de Produtos em massa. Com a Diana, o preenchimento automatizado dos atributos do produto é rápido e simples.

Software líder do mercado de Comércio Exterior, o Narwal, já integrado ao Siscomex, está adequado à DUIMP para enviar as declarações ao Portal Único de forma a otimizar a rotina operacional.

Além disso, com o Narwal, é possível fazer o tracking do container em tempo real, analisar detalhadamente os principais dados da sua operação com o Power BI, gerenciar as etapas do processo visual por meio de semáforos e integrar ao seu ERP

Curtiu o conteúdo?

Conte com a Narwal para se ajustar ao Novo Processo de Importação.

 E siga de olho em nosso blog para acompanhar os próximos posts.

Share the Post:

Leia também