Como ja falamos aqui, o sistema Narwal tem 3 pilares a zelar. São eles gerenciamento, fluidez e facilidade.
Criamos a série “7 vantagens da Narwal para a sua gestão de Comércio Exterior” justamente com o objetivo de mostramos como tornamos esses 3 pilares uma realidade na prática.
Nesse post vamos falar sobre a terceira vantagem, que é essencial para uma boa gestão de Comércio Exterior.
Vamos lá? Boa leitura!
O Narwal possibilita que você simule com precisão os custos totais de sua Importação no seu estoque e ainda possibilita a estimativa do pricing.
Isso mesmo. O Narwal possibilita que você simule com precisão os custos totais de sua importação no seu estoque. Além disso, possibilita a estimativa do pricing.
Mas… como isso acontece?
Muitas empresas têm buscado cada vez mais oferecer preços atrativos ao consumidor. A competitividade está mais do que nunca em alta.
Nesse, cenário uma das alternativas que surgem para os gestores é a importação de novos itens ou matérias-primas e calcular com precisão seus custos envolvidos.
Mesmo com o dólar próximo aos R$ 5,60, devido ao cenário apresentado, cada vez mais empresas buscam na importação uma resposta.
Entretanto, elas encontram um enorme muro de custos e burocracias para realizar esse tipo de operação.
Como faço para calcular o custo de uma importação?
Durante mais de 15 anos de experiencia em comércio exterior, é visível e notório que tratamos de transações muito específicas e burocráticas que precisam então ser tratadas com eficiência, como por exemplo:
- VMLE:
Valor do Produto no local de embarque.
• Custo dos Serviços:
Frete Internacional, Seguro de Transporte Internacional, Inspeção no Fornecedor, Despesas Bancárias, Taxas Portuárias, Taxa de Armazenagem, Despachante Aduaneiro, Frete Interno entre outras.
• Impostos e outras taxas:
São 4 tributos federais (II, IPI, PIS e COFINS) e 1 tributo estadual (ICMS), que ainda variam conforme o NCM do produto e regime tributário.
Como era feita essa simulação sem a Narwal?
Hoje aproximadamente 90% do mercado de Comércio Exterior atua simulando, registrando e controlando seus custos de importação e exportação em planilhas de Excel.
Esse processo é realmente muito trabalhoso e manual, principalmente se levarmos em conta que podemos estar falando de mais adições na Declaração de Importação (DI), trazendo o principal gargalo nesse caso que é a dificuldade no rateio de forma correta.
Como o Narwal torna possível essa simulação com precisão?
Entendendo todo o cenário e por conhecer o mercado, sabemos que o local mais fidedigno para se obter as informações de rateios e despesas é na própria Declaração de Importação(DI).
No Narwal é possível integrar a DI de maneira direta, sem digitação nenhuma, trazendo assim todas as informações existentes na mesma cabíveis a operação, como rateios, alíquotas NCM’s, descrições entre outras.
Tudo isso com o mínimo esforço e redigitação zero, havendo a possibilidade de se adicionar outras despesas ou integrar outros arquivos para compor os custos, enviados por despachantes ou tradings.
O que é pricing e como ele é calculado?
Trazendo todo essa expertise de negócio ainda temos uma vantagem.
Com o custo da importação, podemos chegar na montagem do Pricing, com a composição, custos internos+impostos+margem facilitando e precisando suas margens e negociações.
Com essa soma total, temos o pricing.
Outra opção disponível é simular com variação da moeda no momento do pricing.
Gostou? Deixe seu comentário ou nos mande um e-mail com a sua dúvida!
suporte@narwalsistemas.com.br
Também confira os outros posts dessa série “7 vantagens da Narwal para a sua gestão de Comércio Exterior” nos links abaixo!